quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Trepadeira Invasora





Avistava de longe, em um gramado às margens da ferrovia, flores amarelas ...muitas e muitas flores. Ficava encantada, pois formavam realmente uma bela paisagem. Certo dia não me contive e fui ver de perto. Fiquei fascinada pela beleza da coloração e resolvi levar uma muda para plantar em meu jardim. Que desastre: apesar do charme proporcionado pouco tempo depois, desorientados e confusos, os ramos começaram a invadir outro território. Vendo que a planta estava crescendo desordenada resolvi colocar um tutor. Ficou um belo arranjo. Mas é danada...é daninha...Começou a nascer vários pés ao redor. É Invasora e sem limites de propagação.
Nome Popular: Amarelinha, olho-preto, suzana-dos-olhos-negros, cipó-africano, bunda-de-negro, maria-sem-vergonha, jasmim-da-itália, bunda-de-mulata, olho-de-poeta, cu-de-cachorro, carólia, jasmim-sombra, erva-cabrita, erva-de-cabrita
É uma trepadeira, herbácea, rústica por não exigir nada mas delicada por ser com caule volúvel de crescimento rápido. Suas flores, acompanhadas de duas brácteas verdes, são amarelas com o centro preto. Existem variedades de flores de coloração branca, rósea, vermelha, creme e laranja. Suas folhas,exalam cheiro desagradável quando amassadas, são pecioladas sagitadas, com alguns recortes pouco profundos. No paisagismo, é bastante utilizada para cobrir cercas, caramanchões,treliças e pergolados. Multiplica-se por sementes. Tem o ciclo de vida perene e é originária da África.
Tumbergia amarela

Nome Científico: Thunbergia alata

Reino: Plantae
Phylum: magnoliophyta
Classe: magnoliopsida
Ordem: Tubiflorae
Família: Acanthaceae
Divisão: Angiospermae
Também encontrei:
Para os autoritários, ambiciosos, inflexíveis, tirânicos e insensíveis. Buscam excessivamente o poder. Às vezes são sádicos e cruéis. Para aqueles que procuram impor suas vontades sobre os outros. Possuem personalidades muito fortes, são egoístas e desconsideram a capacidade alheia. Não toleram desafio à sua autoridade. Muitas pessoas que sofrem com doenças como hipertensão, tensão muscular, impotência sexual e dores na coluna podem necessitar desta essência. Thumbergia ajuda-os a aprender a usar seu poder e liderança com respeito e benevolência. Florais de Bach: Vine (Vitis vinifera).
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Thunbergia_alata
http://www.institutohorus.org.br/download/fichas/Thunbergia_alata.htm
http://www.jardineiro.net/br/banco/thunbergia_alata.php
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/florais-de-minas/thumbergia.php

6 comentários:

  1. Hola Maneck, es una pena que sea tan invasora porque es muy bella. Saludos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita.Eu também acho - muy bella(muito linda).Obridada também por estar seguindo meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Mas as flores são lindas.........

    ResponderExcluir
  4. Olá Mane
    Fiz á pouco tempo um trabalho para biologia sobre plantas invasoras, fiquei impressionada como determinadas plantas para além da extraordinária adaptação que manifestam ao novo meio, invadem e destroiem o restante ecossistema ao seu redor. Impressionante. Normalmente foram introduzidas para decoração em jardins.
    Temos que ter muito cuidado com elas e alertar as outras pessoas para este perigo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde:

    Legal o blog!
    O encontrei por uma imagem da bela flor acima...
    E quantas denominações mesmo; por acaso - mão teria o NOME TRANS CHULO de CU DE MOÇA? Pois conhecia uma flor parecida com tal denominação... Uma flor bem bonita.
    Estava pesquisando sobre a respectiva flor e só achei um blog do ACRE que fala sobre esta.
    Ouvia falar dela quando criança/numa casa de praia que tinha_familiares meus a mencionavam. E praticamente ninguém conhece.
    E muito bom ver coisas sobre a NATUREZA (torna a vida até mais leve).

    Saudação natura,
    Rodrigo

    telicau@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. O que tem de BONITO/PURO aki compensa com FRIEZA_e DESCASO. Deus meu.

    ResponderExcluir

mariaterezabedin2016@gmail.com